Subprojeto


PROJETO INSTITUCIONAL

SUBPROJETO

1.0 Pibid - UFAM / FÍSICA / Campus-Manaus 

1.1 Identificação

Bolsas de coordenação de área: 1
Níveis de atuação: Ensino médio
Modalidades de ensino: Educação regular
Município: Manaus






1.2 Coordenador(es) de Área

Nome: MARTA SILVA DOS SANTOS GUSMÃO
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8041390600721249





1.3 Ações

Título da Ação 1.SELEÇÃO DE BOLSISTAS E SUPERVISORES
Detalhamento Serão feito analises dos currículos dos inscritos, observando o coeficiente de rendimento e o período acadêmico, respeitando o edital, e entrevistas observando, principalmente, sua motivação para o magistério. Os discentes selecionados serão distribuídos nas escolas, buscando a proximidade desta com a residência do bolsista. Na seleção dos supervisores será observada sua formação na área de Física, o conhecimento no objetivo do PIBID e a disponibilidade de tempo.

Título da Ação 2.APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA PELA COORDENAÇÃO
Detalhamento Serão realizadas reuniões por categoria, bolsistas e supervisores, na UFAM para apresentar o programa e as atribuições inerentes à categoria. Nas escolas escolhidas, faremos reuniões com todos os envolvidos da instituição, os bolsistas, coordenadores de área, coordenadores de gestão e coordenador institucional.

Título da Ação 3.DIAGNÓSTICO DAS NECESSIDADES DE CADA ESCOLA
Detalhamento Os novos bolsistas farão a identificação da realidade escolar com visitas para conhecer a infraestrutura, setores da escola, professores de Física e organização pedagógica, respondendo a um questionário próprio, a partir do qual será construído um relatório de diagnóstico da escola.

Título da Ação 4.PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
Detalhamento Concluídas as etapas acima, serão realizados encontros dos envolvidos no subprojeto para o planejamento das ações por escola. Os bolsistas serão orientados a participarem da semana pedagógica na escola,visando que no planejamento escolar anual sejam incluídas as ações do bolsista PIBID.

Título da Ação 5.DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES EM SALA DE AULA
Detalhamento O bolsista auxiliará o professor de Física em atividades em classe e demais ambientes escolares, poderá fazer regência em alguns momentos, sob a supervisão do professor da disciplina ou do supervisor da escola. A atividade de regência deverá ser planejada com antecipação. Será, também, motivado a produção de materiais didáticos para tópicos específicos do programa curricular da disciplina, utilizando os diversos recursos da TICs e jogos concretos, com vistas a construção do conhecimento.

Título da Ação 6.DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES NOS LABORATÓRIOS
Detalhamento O bolsista possibilitará ao professor a utilização contínua do Laboratório de Ciências através dos kits de experimentos e da produção de experimentos de baixo custo. O bolsista confeccionará os roteiros para as atividades experimentais, todos sob a supervisão do coordenador de área. O bolsista será, também, responsável pela manutenção e higiene do espaço utilizado. Serão realizadas atividades que levem os alunos a reconhecer o laboratório como um espaço especial ao aprendizado das Ciências.

Título da Ação 7.DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES EXTRACLASSE
Detalhamento O bolsista fará atendimento individualizado aos alunos, quando estes apresentarem dúvidas referentes ao tema estudado; auxiliara na solução de problemas para grupo de alunos; apoiará no planejamento e organização de Feiras/Gincanas/Mostras na escola ou ainda poderá ministrar aulas de reforço para o Processo Seletivo Contínuo da UFAM, Olimpíada de Física e de Astronomia, sob supervisão.

Título da Ação 8.DIVULGAÇÃO DAS CIÊNCIAS E SUA HISTÓRIA NA ESCOLA
Detalhamento Serão elaboradas atividades que divulguem a ciências como: semana das licenciaturas, palestras, visitas a UFAM, etc. Também, serão incentivados atividades como peças teatrais e jogos, que contem um pouco da história de grandes físicos.

Título da Ação 9.PRODUÇÃO DE TEXTOS PELOS BOLSISTAS
Detalhamento O coordenador de área indicará a leitura de textos sobre: o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de Física; os referenciais teóricos contemporâneos educacionais para o estudo de casos didático-pedagógicos; as diretrizes e currículos educacionais da educação básica; e outros de interesse do grupo PIBID Física. Após a leitura do material, o bolsista redigirá um pequeno texto que será apresentado ao grupo e, em seguida, debatido de forma participativa e coletiva.

Título da Ação 10.REGISTRO DAS ATIVIDADES EM PORTFÓLIO
Detalhamento O bolsista fará registros de suas reflexões e relações com a prática pedagógica de todos os seus momentos no PIBID, onde deverão constar as suas impressões sobre: a aprendizagem, os acertos e os avanços, mas também as falhas e os momentos difíceis. É o registro da história da aprendizagem do bolsista durante o PIBID, além das modificações que ele estará sofrendo na sua formação. Deve ainda ser registrado as impressões do supervisor e da coordenadora sobre o crescimento profissional do bolsista.

Título da Ação 11.DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS INDIVIDUAIS OU EM DUPLA
Detalhamento O bolsista (ou uma dupla) elaborará um projeto que vise o ensino de Físicana escola (novas metodologias, atividades lúdicas, etc.), sob a orientação do coordenador de área e do supervisor da escola, visando à apresentação de trabalhos em eventos nacionais.

Título da Ação 12.ATIVIDADES DE FORMAÇÃO
Detalhamento Realização de palestras, minicursos e oficinas para auxiliar os bolsistas em sua atuação na escola e formação acadêmica, sempre buscando atividades que favoreçam a interdisciplinaridade entre as ciências.

Título da Ação 13.AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DO PROJETO MENSALMENTE
Detalhamento As atividades serão avaliadas a cada duas semanas por meio de reuniões com os bolsistas, onde serão apresentados os problemas enfrentados pelos bolsistas nas escolas, os portfólios, os projetos e, em grupo propondo melhorias para as ações por escola. Mensalmente, a coordenadora fará reuniões com os supervisores na UFAM para avaliar as ações nas escolas e os bolsistas. O bolsistas preencherá um formulário de frequência/atividades e elaborará um relatório mensal a ser entregue ao supervisor.

Título da Ação 14.AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DO PROJETO SEMESTRALMENTE
Detalhamento Bimestralmente, o coordenador irá a escola para reuniões avaliativas com o supervisor e o gestor. Trimestralmente, os supervisores farão um relatório de atividades a ser entregue a coordenadora de área, a qual elaborará seu relatório semestral a ser entregue ao coordenador institucional/gestão. As atividades serão avaliadas anualmente nas Jornadas do PIBID, sob a forma oral feita pelos bolsistas. A participação em Eventos Científicos e a produção de artigos serão indicadores na avaliação.

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Turma PIBID Física 2015

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